Segundo a OMS, iniciativas ligadas à saúde mental geram um ROI médio de R$ 4,00 a cada R$ 1,00 investido.
16 bilhões
...de dólares são perdidos anualmente por falta de produtividade de colaboradores que se encontram com a saúde mental afetada, segundo o OCDE.
53%
...dos colaboradores sofrem de ansiedade no ambiente de trabalho.
42%
...de empresas possuem afastamento dos colaboradores devido ao estresse.
Atualmente, a maioria dos afastamentos no ambiente de trabalho está relacionada à saúde mental.
Além do impacto nos colaboradores, as instituições enfrentam uma perda significativa de rentabilidade devido à baixa produtividade, elevado turnover, absenteísmo e altos custos com planos de saúde, além de afastamentos e acidentes de trabalho.
É essencial abordar essas questões para promover um ambiente mais saudável e produtivo.
O que os neurocientistas falam sobre a meditação
“Provoca uma redução nas atividades da rede default do cérebro: onde o indivíduo fica mais atendo e presente! Reduz a área estrutural das amígdalas cerebrais, responsáveis por emoções como medo e ansiedade. Pessoas que meditam têm as amígdalas menos ativadas”.
Tomografias e ressonâncias mostram:
"Redução da atenção voltada a esmímulos externos e aumento da atenção sustentada interna. Aumentam também a produção de neurotransmissores como o GABA (conhecido como o “calmante natural do cérebro) e dos níveis de dopamina (neutrotransmissor relacionado ao prazer), serotonina (ligada à regulação do humor) e das endorfirnas (os analgésicos naturais do corpo)".