A primeira coisa a se fazer antes de agir é entender.
Existem muitas razões que levam os colaboradores a desenvolverem esse problema. Alguns motivos são válidos e podem corrigir a tempo de haver um recrutamento.
A comunicação é o início de todo esse mapeamento, é a porta de entrada para entender e conversar sobre o que possa estar acontecendo. Manter a mente aberta e a comunicação maleável é extremamente importante para resolver da maneira mais coerente possível.
Por exemplo, você pode perceber no relatório de presença mais recente que um funcionário está com atraso excessivo. Pergunte ao funcionário por que ele chegou ao trabalho tão tarde nas últimas semanas.
O motivo podem ser inúmeros, inclusive de natureza pessoal ou locomoção. A empresa pode ajustar uma flexibilidade de horários enquanto o funcionário resolve essa questão.
Sempre usando a comunicação também com os outros colaboradores pra não gerar aparência de favoritismo e acarretar efeito negativo no desempenho dos demais.
A capacidade inadequada também pode ser um grande fator, em muitos casos, os gestores não se atentam que existem funcionários com perfis inadequados em suas funções. Exemplo: Um colaborador solto, com pouco foco de organização e comunicador estar exercendo a função de um financeiro. É muito importante ficar atento nas funções e perfis de cada funcionário pra que haja motivação.
A equipe precisa de orientações muito claras sobre suas responsabilidades. Deixar um trabalho solto, com poucas informações, ou informações distorcidas nas mãos de um colaborador podem gerar confusões e falhas na entrega.
Por isso é extremamente importante o treinamento desses indivíduos ao entrar no ambiente coorporativo e durante sua trajetória oferecer cursos e palestras para melhorar cada vez mais suas capacitações, é importante ressaltar que esses cursos e palestras precisam ser interessantes para eles. Após os funcionários bem capacitados, é extremamente importante, também, mostrar suas responsabilidades, o que devem ser de suas autonomias e os trabalhos que precisam ser repassado por um cargo maior. Dar responsabilidade e autonomia significa passar confiança no trabalho e na resolução de possíveis problemas que vão encontrar pela frente. Em contraponto, quando você passa desconfiança, dentro da insegurança dos funcionários moram a ansiedade e o medo, algo completamente destrutível para o desenvolvimento da empresa.
Quando se consegue passar responsabilidade, confiança e capacitação automaticamente você está motivando sua equipe. Mostrando ali que cada pessoa tem sua responsabilidade e principalmente, uma parcela do sucesso da empresa, tendo assim o chamado “pertencimento empresarial”, onde sua equipe considera seu local de trabalho, sua segunda casa. Mas os trabalhos não acabam por aí, mantê-los motivados em longo prazo é um desafio contínuo. A maioria das pessoas precisa sentir como se estivesse progredindo de alguma forma para manter sua motivação, caso contrário, seu pensamento se tornará focado no curto prazo. Depois de atingirem seu objetivo ou aprenderem e aplicarem suas novas habilidades precisará encontrar outra coisa que lhes interesse em longo prazo. Ser promovido é bom, mas, uma vez alcançado, é incrível a rapidez com que a nova função se torna "normal" e seus níveis de motivação podem cair.
A motivação tem que ser tratada individualmente para cada tipo de perfil, por isso é extremamente importante conhecer a equipe dessa empresa. Para que se possa conhecê-los é viável ressaltar que eles precisam se conhecer. Apresente algo novo, algo inovador, algo que além de engrandecê-los, eles possam usar dentro e fora do ambiente coorporativo. Um exemplo disso é a meditação. Por mais que seja algo milenar, a meditação empresarial é algo completamente inovador. A palavra Meditação tem origem do latim “meditare”, que significa “estar em seu centro”, ou seja, voltar-se para dentro, desligando-se do mundo exterior. A prática traz vários benefícios para os colaboradores como autoconhecimento, aumento do poder de concentração e do desempenho cognitivo, auxílio no tratamento de estresse e ansiedade, controle da raiva e sensação de paz interior, aumento da criatividade e intuições mais assertivas. Fazendo assim, um crescimento estratégico para a empresa nas áreas da saúde mental de seus colaboradores e na fomentação de resultados.
Outra ação benéfica para empresa pode ser o VC (Vale Cultura) que oferece os funcionários um dinheiro destinado a todos os tipos de cultura como teatro, museus, entre outros. O vale cultura é uma forma de valorizar os funcionários e incentivar a busca por conhecimento e capital cultural. Para a empresa o benefício é poder contar com colaboradores mais motivados, assim gerando mais resultados. Podendo assim, os tornar pessoas mais instruídas com maior diversidade cultural e enriquecendo o ambiente de trabalho.
Por último, mas não menos importante, uma boa dica é contratar programas de coaching motivacional, que fará o trabalho sempre levando motivação para a equipe, seja por forma de uma palestra, por livros, filmes e etc. Analisando caso por caso, com um olhar mais humanizado e menos robótico. O crescimento está sempre ligado de dentro para fora. Contrate nossos serviços para um melhor desempenho da sua equipe.
“O trabalho da Medita Working é complementar e preventivo, e não substitui qualquer tipo de tratamento médico ou psicológico.”
Todos os direitos reservados | MeditaWorking