A ansiedade tem sido o mal do século e vem chegando devagar nas pessoas afetando drasticamente severas áreas da vida do indivíduo. Ela pode causar muitos sintomas diferentes causando sensações físicas, mentais e comportamentais.
Nem sempre é fácil reconhecer quando a ansiedade é a razão pela qual você está se sentindo ou agindo de maneira diferente.
Para quem sofre desse mal é importante buscar estratégias que possam ajudar a controlar ou reduzir a ansiedade a longo prazo, como psicoterapia, meditação, atividades de bem estar físico e mental. Mudança no estilo de vida é a forma mais eficiente no combate da ansiedade. Exemplo: Se alimentar de maneira balanceada, limitar o consumo de álcool e cafeína e reservar um tempo pra cuidar de si mesmo: mente e corpo.
Sinais e sintomas de ansiedade comum:
· extremo nervosismo, inquietude ou tensão;
· sensação de perigo iminente, pânico ou desgraça;
· sumento de frequência cardíaca;
· sespiração rápida e superficial (hiperventilação);
· suor a qualquer hora do dia ;
· sremedeira;
· sentimentos de fraqueza ou cansaço;
· Problemas para se concentrar ou pensar em qualquer coisa que não seja a preocupação presente;
· dificuldade para dormir;
· oenças gastrointestinais;
· dificuldade em controlar a preocupação;
Exemplos de transtornos de ansiedade incluem ansiedade generalizada, ansiedade social (fobia social), fobias específicas e transtorno de ansiedade de separação. Podemos ter mais de um transtorno de ansiedade. Às vezes, ela resulta de uma condição médica que precisa de tratamento.
Esse mal pode se tornar um problema de saúde mental se afetar a capacidade de viver a vida tão plenamente quanto deseja. Por exemplo, pode ser um problema se:
· Esse sentimento for muito forte ou durar muito tempo;
· seus medos ou preocupações são desproporcionais à situação;
· você evita situações que podem fazer com que se sinta ansioso;
· as preocupações são muito angustiantes ou difíceis de controlar;
· sintomas de ansiedade regularmente que podem se transformar em ataque de pânico
· dificuldade em continuar com sua vida cotidiana ou fazer coisas que gosta.
Se os seus sintomas se enquadrarem nesse determinado conjunto de critérios, você poderá ser diagnosticado com transtorno de ansiedade. Procure um médico!
Essa inquietação refere-se à antecipação de uma preocupação futura e está mais associada à tensão muscular e comportamento de evitação.
O medo é uma resposta emocional a uma ameaça imediata e está mais associado a uma reação de luta ou fuga - seja ficar para lutar ou sair para escapar do perigo.
Os transtornos dessa agonia podem fazer com que as pessoas tentem evitar situações que desencadeiem ou piorem seus sintomas. O desempenho na profissão, trabalho escolar e relacionamentos pessoais podem ser afetados.
O primeiro passo é consultar seu médico para ter certeza de que não há nenhum problema físico que esteja causando os sintomas. Se um transtorno de ansiedade for diagnosticado, um profissional de saúde mental pode trabalhar com você sobre o melhor tratamento. Infelizmente, muitas pessoas com transtornos de ansiedade não procuram ajuda. Elas não percebem que é um distúrbio e tem tratamentos eficazes.
Embora cada pessoa ansiosa tenha características únicas, a maioria responde bem a três tipos de tratamento: psicoterapia, medicamentos e práticas de cuidado com a mente como por exemplo, “meditação”. Esses tratamentos podem ser administrados isoladamente ou em combinação.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC), um tipo de psicoterapia, pode ajudar uma pessoa a aprender uma maneira diferente de pensar, reagir e se comportar para ajudar a se sentir menos ansiosa. As medicações não curam os transtornos de ansiedade, mas podem proporcionar um alívio significativo dos sintomas. Os medicamentos mais comuns são os ansiolíticos (geralmente prescritos apenas por um curto período de tempo) e os antidepressivos.
Meditação como ajuda no equilíbrio da ansiedade?
Um dos principais motivos da ansiedade são pensamentos rápidos que não vão embora. A meditação ajuda com essa parte do problema, acalmando a mente hiperativa. Em vez de acreditar em seus pensamentos de medo, você pode começa a se identificar com a liberação desses pensamentos, soltando o controle, deixando ir e limpando a mente. Por meio da prática regular, você percebe que não é apenas seus pensamentos e sentimentos. Você pode se desligar deles e acessar uma mente mais positiva e em paz. Isso envolve permanecer centrado e, se um pensamento ou um gatilho externo o puxar para fora do seu centro, sua prática de meditação permitirá que você volte para lá novamente.
Ser capaz de se centrar é uma habilidade que qualquer pessoa pode aprender, desde que tenha a intenção de praticar com vontade e foco no resultado. Pessoas ansiosas geralmente evitam a meditação por vários motivos, a crença de “Eu não consigo meditar” é um código para se sentir muito inquieto durante a prática e realmente não conseguir fazer.
Com uma meditação guiada por um bom instrutor, essas objeções podem ser superadas. Qualquer pessoa pode meditar, mesmo que as primeiras sessões sejam curtas e precisem ser orientadas. É um tratamento simples, natural e provoca bem estar.
Conheça nosso programa de meditação online, marque uma aula experimental e gratuita conosco se inscreva aqui e receba uma meditação guiada online para tomada de decisões.
“O trabalho da Medita Working é complementar e preventivo, e não substitui qualquer tipo de tratamento médico ou psicológico.”
Todos os direitos reservados | MeditaWorking