Manter a tarefa que se faz pode ser difícil, mas pode ser particularmente desafiador quando você está cercado por distrações constantes. No mundo sempre conectado de hoje, as diversões estão a apenas um clique de distância.
Mesmo durante os momentos de silêncio, a desatenção está literalmente ao seu alcance enquanto você verifica suas notificações do Instagram ou as últimas atualizações de notícias.
A capacidade de ter atenção em algo em seu ambiente e direcionar o esforço mental para isso é fundamental para aprender coisas novas, atingir metas e ter um bom desempenho em uma ampla variedade de situações.
A concentração se refere ao esforço mental que você direciona para o que quer que esteja fazendo ou aprendendo no momento. Às vezes é confundido com atenção, mas atenção se refere ao período de tempo em que você pode se concentrar em algo.
Fatores que afetam a concentração
Tanto a capacidade de absorção quanto a de abstração podem variar por uma série de razões. Algumas pessoas simplesmente têm mais dificuldade em ignorar as adversidades. A idade e a falta de sono podem afetar a concentração.
A maioria das pessoas esquece as coisas mais facilmente à medida que envelhecem, e a diminuição da concentração pode acompanhar a perda de memória. Lesões na cabeça ou no cérebro como certas condições de saúde mental também podem afetar a concentração.
Como em qualquer lugar, o ambiente de coorporativo está repleto de pessoas com características, opiniões e experiências diferentes. Mas, em um ambiente de trabalho ruim, isso pode resultar em uma convivência difícil, tenso e desfocado.
Para ajudá-lo a identificar um local de trabalho ruim, fique de olho nos seguintes pontos:
· Ruído excessivo: É praticamente impossível se centrar em um ambiente barulhento. Discussões paralelas, música alta, ruído externo, etc., são exemplos de situações que impedem a atenção plena do funcionário.
· Concorrência insalubre: Os funcionários fazem parte de uma mesma equipe, com o objetivo comum de fazer a empresa prosperar. Porém, a competição excessiva cria situações ruins entre eles, afetando sua concentração e produtividade.
· Fofoca: Outro tipo de situação que afeta os funcionários é a fofoca, que certamente não traz benefícios para o ambiente de trabalho.
· Falta de organização: Direcionar sua atenção em um ambiente caótico é quase impossível. Se a empresa tiver caixas espalhadas por todos os lados, objetos empilhados e armazenados ao acaso, os funcionários certamente serão afetados.
· Equipe sem prioridades definidas: Todos precisam de prioridades para saber onde e como vão direcionar seu olhar e seus esforços.
· Outros tipos de dispersões: estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado, o que torna difícil para as pessoas manterem o foco.
Verificar constantemente suas mídias sociais no telefone por 5 minutos é uma das maneiras de prejudicar a produtividade.
Limite seu foco
Embora multitarefa possa parecer uma ótima maneira de fazer muitas coisas rapidamente, parece que as pessoas são realmente ruins nisso. Fazer malabarismos com várias tarefas ao mesmo tempo pode reduzir drasticamente a produtividade e torna muito mais difícil aprimorar os detalhes que são realmente importantes.
Pense na sua atenção como um holofote. Se você iluminar uma área específica, poderá ver as coisas com muita clareza. Se você fosse tentar espalhar a mesma quantidade de luz por uma grande sala escura, você poderia apenas vislumbrar os contornos sombrios.
Parte do aprimoramento de seu foco mental é aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Pare de multitarefa e, em vez disso, dê toda a atenção a uma coisa por vez.
Pesquisas já mostraram que a meditação muda os padrões do cérebro e aumenta o foco mental, o que pode melhorar o desempenho cognitivo.
Nossas mentes estão perdidas em pensamentos 47 por cento do tempo, de acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard. Para os alunos, esses pensamentos normalmente derivam de dois casos: remoer o passado ou preocupar-se com o futuro. O primeiro pode causar tristeza e depressão, e o último pode produzir estresse e ansiedade. Se ignoradas, as emoções podem se tornar opressoras.
Levamos vidas extremamente ocupadas - na maioria das vezes, temos que dedicar nossa atenção a muitas tarefas diferentes simultaneamente. A prática dessa técnica milenar é um antídoto para essa dispersão: quando praticamos, treinamos a mente para estar totalmente ciente de uma coisa de cada vez. O resultado é que nossa capacidade de concentração aumenta. Graças à nossa prática de meditação, somos mais capazes de nos concentrar no momento e permanecer focados ao longo do tempo.
É menos provável que os meditadores se encontrem propício de distrações e de uma mente indisciplinada do que as pessoas que não meditam. Existem muitas técnicas diferentes de meditação para concentração; se você deseja aprimorar seu foco, pode escolher um que seja do seu interesse.
Se interessou pelo nosso conteúdo? Se inscreva aqui e receba uma meditação guiada online para tomada de decisões.
“O trabalho da Medita Working é complementar e preventivo, e não substitui qualquer tipo de tratamento médico ou psicológico.”
Todos os direitos reservados | MeditaWorking