Você também conhece alguém que reclama o tempo todo, é pessimista, coloca os outros para baixo e vê defeito em tudo? Algumas pessoas costumam classificar essas atitudes como sendo de uma pessoa “tóxica”. Essas pessoas costumam ser extremamente prejudiciais ao ambiente que estão inseridas e as pessoas ao seu redor.
Estar em contato com pessoas tóxicas pode acontecer em qualquer situação ou ocasião, inclusive conosco. Você já parou pra pensar que, muitas vezes, é você que pode estar agindo de forma tóxica com o outro? É muito difícil distinguir quando nós mesmos temos uma atitude tóxica em relação a alguém, a maioria das vezes não percebemos ou pior: colocamos o rótulo de tóxico no outro, quando na verdade nós mesmo estamos agindo de maneira egoísta.
Para termos essa percepção é necessário estarmos sempre atentos aos sentimentos e reações alheias, além de praticar diariamente a empatia.
Sinais de que você pode estar sendo tóxico
Alguns sinais podem evidenciar uma pessoa tóxica, se você perceber que está praticando algum deles, você se enquadra como uma pessoa tóxica.
Estar perto de pessoas tóxicas é extremamente prejudicial ao ambiente, por isso, se você convive com uma pessoa que tem essas características de comportamento tente ajuda-la e alerta-la da sua forma de agir, se você se enquadra nessas características procure uma ajuda profissional.
Os comportamentos tóxicos, muitas vezes, fazem as pessoas ao redor se afastarem ou estarem sempre em crise com o autor dessas ações. Por isso, atente-se, você pode estar rodeado de pessoas tóxicas, mas você também pode ser uma delas. Um ambiente tóxico pode contaminar as ações de outras pessoas.
Você está afetando outras pessoas com seu comportamento tóxico?
· As pessoas costumam estar sempre exaustas e cansadas perto de você
· Você faz os outros terem emoções negativas ou se sentirem constrangidos
· Você não respeita quando alguém te diz não por algum motivo e fica insistindo
· As pessoas já tentaram te ajudar várias vezes, mas você não deixou
· As pessoas parecem ter medo de falar com você
· Você sente que está manipulando/controlando as pessoas o tempo todo
· Você usa os seus problemas para fazer suas vontades e desejos mais relevantes
· As pessoas costumam pisar em ovos para falar com você
Em alguns momentos da vida resolvemos nos afastar de pessoas tóxicas para o nosso próprio bem, pois depois de esgotadas todas as tentativas de ajuda, o melhor a se fazer é estar um pouco mais distante para não se afetar mais com as atitudes tóxicas de alguém. Mas e quando o tóxico é você, como sair de si mesmo? A resposta é simples, não tem como. O que você precisa fazer quando descobrir que o tóxico pode ser você é: procurar ajuda profissional.
Além disso, comece a fazer o que talvez você nunca tenha feito: escute os outros. Procure conversar com as pessoas mais próximas a você, seus familiares e amigos que mais demonstram carinho e cuidado e pergunte para eles: já tive alguma atitude que te machucou? Tem algo no meu jeito que te incomode? Comece ouvindo que tanto te ouviu e provavelmente foi alvo das suas atitudes tóxicas.
O próximo passo é levar todas essas questões para a terapia e pedir a ajuda de um profissional para te ajudar a entender as raízes do seu problema e melhorar sua forma de agir. Deixar de ser uma pessoa tóxica também é autocuidado, pois além de ser cansativo para os outros, também é cansativo para você.
Um dos artifícios para melhorar as atitudes tóxicas é se conhecer, se auto ouvir e tentar enxergar onde estão os seus erros. A meditação pode ser sua aliada na desaceleração do corpo e da mente e o olhar para dentro. É necessário olhar para si e para o outro com cuidado e não tem problema errar, todos nós já fomos ou seremos tóxicos em algum momento da vida, o importante mesmo é reconhecer os nossos erros e tentar melhorar.
“O trabalho da Medita Working é complementar e preventivo, e não substitui qualquer tipo de tratamento médico ou psicológico.”
Todos os direitos reservados | MeditaWorking