Você sabe o que é a síndrome de Burnout?
A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pelo desgaste extremo, que está relacionado ao trabalho excessivo de um indivíduo. A síndrome também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional e afeta profissionais de todas as áreas do ambiente de trabalho, influenciando diretamente todos os âmbitos da vida do indivíduo, dentro e fora do trabalho.
O desequilíbrio mental é caracterizado pelo estresse e cansaço excessivo causada pelo acúmulo de tensão emocional e profissional. A síndrome do esgotamento profissional é cada vez mais comum no ambiente de trabalho e pode causar ansiedade, depressão, estresse e até alguns sintomas físicos como estafa e tensões musculares.
Saiba identificar a síndrome de Burnout
Os sintomas mais comuns da síndrome de Burnout que um indivíduo pode apresentar, são:
1. Cansaço mental e físico excessivos;
2. Dificuldade de concentração;
3. Perda de apetite;
4. Distúrbios do sono
5. Dores musculares e de cabeça;
6. Irritabilidade;
7. Alterações de humor;
8. Dificuldade de concentração;
9. Agressividade;
10. Lapsos de memória;
11. Baixa autoestima;
12. Sentimento de apatia e desesperança
13. Dores de cabeça e no corpo;
14. Negatividade constante;
15. Sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança;
16. Isolamento social;
17. Pressão alta
18. Tristeza excessiva.
19. Perda de prazer
20. Imunidade baixa
A Síndrome de Burnout acaba sendo confundida, muitas vezes, com outros problemas emocionais, como ansiedade, estresse e depressão. Isso acontece porque os seus sintomas também estão presentes em outras alterações mentais.
Por isso, é necessário estar atento sempre, se você notou que tem alguns dos sintomas listados, o melhor a fazer é procurar uma consulta com um psicólogo, que lhe ajudará a identificar se você tem ou não tal condição. O diagnóstico só deve ser feito por um profissional.
Profissionais mais afetados pela síndrome do esgotamento profissional
Algumas profissões estão mais sujeitas a causar a síndrome de Burnout, geralmente profissões que exigem muito do profissional ou quando são colocados em alto nível de pressão, como:
· Profissionais da saúde em geral, principalmente médicos e enfermeiros
· Jornalistas
· Advogados
· Professores
· Psicólogos
· Bombeiros
· Carcereiros
· Oficiais de Justiça
· Assistentes sociais
Em áreas de atuação onde o trabalho do profissional é de extrema responsabilidade como salvar vidas, mexer com dinheiro, reputação e ações que podem mudar para sempre a vida dos envolvidos, é ainda mais visível a síndrome de Burnout. Isso acontece, pois esses profissionais estão sempre alertas e não conseguem se desligar do trabalho nem nos momentos de folga.
Como lidar com pessoas que sofrem com a Síndrome de Burnout?
A importância de reconhecer os sintomas da síndrome de Burnout está em identifica-la para ajudar a combate-la e tonar o ambiente de trabalho ou o convívio pessoal fora dele melhor, com locais de conforto e empatia.
Uma das principais tarefas é evitar conversar sobre assuntos de trabalho em momentos de folga, lazer e descanso, mesmo que seja em um almoço com os outros colaboradores. Como o ambiente de trabalho pode ser exaustivo, os funcionários que estão sobrecarregados devem evitar perguntar sobre as tarefas, prazos e assuntos relacionados no momento de descanso.
Além disso, procure conversar sobre assuntos leves e descontraídos, isso ajuda o indivíduo a manter o foco distante de todos as situações conflitantes que fazem com que ele se sinta frustrado ou estressado.
Passar mais tempo com a família, praticar exercícios físicos, ler um bom livro, assistir a um filme ou propor qualquer outra atividade que a pessoa goste pode fazer toda diferença na melhora desse processo.
Atividades que podem prevenir a síndrome de Burnout
Prática de exercícios físicos
Os exercícios físicos costumam ser o remédio para muitas doenças e para a síndrome do esgotamento mental não seria diferente. A pratica de exercícios físicos diários ajuda muito na melhora da condição mental. Através dos exercícios, hormônios como endorfina são liberados e a causam sensação de bem estar e melhora na autoestima. Além disso, a síndrome pode causar sintomas físicos como tensão muscular e os exercícios ajudam na manutenção do corpo contra esse tipo de problema.
Os exercícios físicos não só ajudam a liberar toda a tensão dos músculos, como também criam uma rotina saudável. Além disso, pode-se encarar a atividade como um momento de relaxamento e de autocuidado.
Alimentação adequada
A alimentação correta e balanceada permitirá a ingestão de nutrientes e vitaminas adequados para o seu dia a dia. Eles ajudarão a repor as energias e, assim, você acabará se sentindo mais preparado para sua rotina.
Se cobrar menos
Já ouviu falar nos workaholics? Isso mesmo, workaholics são pessoas que tem o prazer em ter excesso de trabalho e quase sempre são acometidos com a síndrome do esgotamento mental, isso porque essas pessoas não conseguem se desligar nunca e estão sempre arrumando um motivo para estarem trabalhando ou falar de trabalho. Muitas vezes, inclusive, isso está associado a falta de segurança no trabalho e no próprio intelecto, então acabam travessando essa insegurança em uma rotina abarrotada de tarefas.
Além disso, profissionais que possuem esse problema na autoconfiança costumam se cobrar demais, exigem uma perfeição inatingível no trabalho e acabam se frustrando.
Momentos de Lazer
Ter momentos de lazer e relaxamento são fundamentais para descansar a mente e o corpo. Esses instantes são muito importantes tanto para a prevenção quanto para o tratamento da síndrome.
Meditação
Já é comprovado que a prática da meditação no ambiente de trabalho ajuda a controlar o nível de estresse e a manutenção da saúde mental. A pratica de meditação nas empresas diminuem consideravelmente o número de casos da síndrome de Burnout e fazem os colaboradores reconectarem-se consigo mesmo. A prática da respiração desacelerada ajuda os funcionários a terem uma válvula de escape para momentos de ansiedade, devolvendo o controle do estado emocional e diminuindo as cobranças internas.
Agora que você já sabe o que é a síndrome de Burnout e como evita-la, fique atento aos sinais e na presença dos principais sintomas procure um profissional especializado para trata-la.
Além disso, lembre-se sempre: a prevenção de problemas mentais pode ser feita com medidas simples, como consultas quinzenais ao psicólogo e práticas diárias ou semanais de meditação. É necessário aproveitar as medidas profiláticas para evitar síndromes como essa e melhorar a qualidade de relacionamento na sua empresa e ambiente de trabalho.
Compartilhe esse artigo ↓





