O estresse é uma sensação natural de não ser capaz de lidar com as demandas e eventos específicos. No entanto, ele pode se tornar uma condição crônica se a pessoa não tomar medidas para gerenciá-lo. O estresse pode ser um motivador e até mesmo essencial para a sobrevivência. O mecanismo de luta ou fuga do corpo diz a uma pessoa quando e como reagir ao perigo. E quando o corpo é acionado com muita facilidade ou há muitos fatores de estresse ao mesmo tempo, isso pode prejudicar a saúde física e mental de uma pessoa e se tornar prejudicial.
O que é o estresse?
É uma sensação de estar sob pressão anormal. Essa pressão pode vir de diferentes aspectos do seu dia a dia. Como uma carga de trabalho aumentada, um período de transição, uma discussão que você tem com sua família ou preocupações financeiras novas e existentes. Você pode descobrir que tem um efeito cumulativo.
Estar sob pressão é uma parte normal da vida. Pode ajudá-lo a agir, sentir-se mais energizado e obter resultados. Mas se você costuma ficar sobrecarregado pelo estresse, esses sentimentos podem começar a ser um problema para você.
O estresse não é um diagnóstico psiquiátrico, mas está intimamente ligado à sua saúde mental.
O que causa estresse?
O estresse desacelera algumas funções corporais normais, como aquelas executadas pelos sistemas digestivo e imunológico. O corpo pode então concentrar seus recursos na respiração, no fluxo sanguíneo, no estado de alerta e na preparação dos músculos para o uso repentino.
O corpo muda das seguintes maneiras durante uma reação de estresse:
O modo como uma pessoa reage a uma situação difícil determinará os efeitos do estresse na saúde geral. Algumas pessoas podem passar por vários fatores estressantes consecutivos ou ao mesmo tempo, sem que isso cause uma reação severa. Outros podem ter uma resposta mais forte a um único surto de estresse.
Alguns métodos para reduzir o estresse
Existem algumas ações que você pode realizar como indivíduo para controlar os sinais imediatos, às vezes desagradáveis, de estresse e identificar, reduzir e remover fatores que podem fazer com que você se sinta oprimido e incapaz de lidar com a situação. Se você se sentir confortável, conversar com um amigo ou colega de trabalho sobre seus sentimentos pode ajudá-lo a controlar o estresse.
No entanto, às vezes as ações individuais por si só não são suficientes para reduzir o estresse de longo prazo para todos. Muitas vezes podemos ser afetados por fatores que estão além do nosso controle direto.
A Yoga é conhecido por ser um ótimo antídoto para o estresse. Ela combina muitas técnicas populares de redução do estresse, incluindo exercícios e aprendizado de como controlar a respiração, limpar a mente e relaxar o corpo. Mais e mais pessoas estão descobrindo os benefícios que essa prática ancestral traz para suas vidas estressantes. Estabelecer uma rotina consistente dessa prática é a melhor maneira de experimentar a diferença que ela pode fazer.
Como o exercício ajuda no combate ao estresse?
A atividade física melhora a capacidade do corpo de usar oxigênio e também melhora o fluxo sanguíneo. Ambas as mudanças têm efeito direto em seu cérebro. Os exercícios também aumentam a produção de endorfina pelo cérebro. Essa é a sensação de bem-estar e euforia que muitas pessoas experimentam após o exercício.
A atividade física também pode ajudá-lo a esquecer suas preocupações. Os movimentos repetitivos envolvidos no exercício promovem o foco em seu corpo, ao invés de sua mente. Ao se concentrar no ritmo de seus movimentos, você experimenta muitos dos mesmos benefícios da meditação durante o exercício. Focar em uma única tarefa física pode produzir uma sensação de energia e otimismo. Esse foco pode ajudar a fornecer calma e clareza.
A meditação é uma técnica simples que, se praticada por apenas 10 minutos por dia, pode ajudar a controlar o estresse, diminuir a ansiedade , melhorar a saúde cardiovascular e alcançar uma maior capacidade de relaxamento. Quando nossos corpos são expostos a um estresse ou ameaça repentina, respondemos com uma resposta característica de lutar ou fugir. A onda de adrenalina que experimentamos é o resultado da liberação do hormônio de adrenalina. Ele causa um aumento na pressão sanguínea e na pulsação, respiração mais rápida e aumento do fluxo sanguíneo para os músculos.
A resposta de relaxamento é uma técnica projetada para provocar a reação corporal oposta à resposta de lutar ou fugir - um estado de relaxamento profundo em que nossa respiração, pulsação, pressão arterial e metabolismo diminuem. Treinar nossa mente diariamente para atingir esse estado de relaxamento pode levar a uma melhora do humor, redução da pressão arterial, melhoria da digestão e redução do estresse diário.
Se interessou pelo nosso conteúdo?
Se inscreva aqui e receba uma meditação guiada online para tomada de decisões .
“O trabalho da Medita Working é complementar e preventivo, e não substitui qualquer tipo de tratamento médico ou psicológico.”
Todos os direitos reservados | MeditaWorking