A meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional. O que muitos não sabem é como a meditação pode ser capaz de auxiliar na prática de esportes.
A ligação entre a meditação e os esportes tem tudo a ver com a disciplina e o foco que ambas as práticas tem em comum. É muito comum essas duas qualidades serem ligadas ao esporte e é justamente com a prática de meditação que o aumento do foco, disciplina e concentração são estimulados. Por isso a meditação pode ser um grande aliado dos atletas na prática de esportes e exercícios físicos.
Emoção que move o mundo
Além do foco, disciplina e concentração, outro grande elo entre a meditação e o esporte são as emoções. O cenário esportivo sempre deixou claro que a garra dos jogadores e o grito da torcida são movidos pelos sentimentos, sejam bons ou ruins, capazes de gerar erros e aprendizados o tempo todo. As emoções afloram memórias, sensações, e sentimentos inimagináveis, mas como controlar tudo isso? A prática de meditação pode ser fundamental no gerenciamento dessas percepções e ajudar o atleta a manter a mente focada naquilo que realmente é necessário.
Imagine-se num jogo de futebol onde você é responsável por fazer o pênalti da vitória. Ficou nervoso? Agora pense que antes de chutar a bola você respirou profundamente várias vezes. Isso faz diferença? Sim. A respiração profunda ajuda a acalmar a mente e levá-la para o momento presente, é como se fosse uma breve meditação. Sendo assim, contribui para aliviar o estresse da situação, mais precisamente o medo de cometer erros.
Do ponto de vista físico, a meditação é capaz de melhorar consideravelmente a consciência das sensações internas corporais, melhorando a cinestesia, que é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Além disso, melhora a qualidade do sono, o que ajuda na recuperação muscular. Do ponto de vista mental, diminui os pensamentos repetitivos, melhora a sensação do “medo de falhar” nos atos esportivos, e ajuda a lidar de maneira mais eficaz com a autocrítica e autodepreciação que com frequência fazem os atletas desistirem precocemente do treinamento e da competição esportiva.
Por isso, precisamos treinar a nossa mente com tanta consistência e disciplina quanto treinamos o nosso corpo, afinal uma mente treinada é capaz de melhorar o desempenho corporal consideravelmente.
Benefícios da meditação aliado ao esporte
Como podemos ver, a meditação em parceria com os esportes pode proporcionar um rendimento ainda maior aos atletas. Isso acontece pois os benefícios gerados pela meditação têm tudo a ver com a saúde física desses esportistas. Assim como:
Melhora na imunidade
– Já é cientificamente provado que altos níveis de estresse e ansiedade são capazes de causar doenças que se manifestam também fisicamente, como fadiga, desconforto abdominal, dores de cabeça e até canceres. A pratica da meditação ajuda o ambiente esportivo a se tornar menos pesado e diminui a sensação de fracasso em casos de perdas, deixando o atleta mais tranquilo com as frustrações e fortalecendo seu corpo e mente para a melhora do rendimento em competições posteriores.
Estimulo da memória
– Assim como no dia a dia, a memória é um dos aliados dos atletas durante os jogos, lembrar das táticas, posições e raciocínio rápido é essencial para melhorar o desempenho dos jogadores em qualquer partida e também é um importante beneficio estimulado pela pratica diária de meditação.
Redução de risco de problemas emocionais
– Além de toda a pressão dos técnicos, da torcida e da responsabilidade de fazer um bom jogo, os atletas também tem que lidar diariamente com seus maiores adversários: eles mesmos. A autocritica e a autodepreciação que esses profissionais praticam sobre si é um dos maiores causadores de doenças como depressão e ansiedade, que estão diretamente relacionadas ao desempenho e performance do atleta. Com isso, a meditação é uma importante ferramenta de manutenção da serenidade, concentração, foco e disciplina, capaz de reduzir os níveis de estresse e combater as doenças da mente com mais facilidade, livrando a mente de pensamentos negativos e proporcionando preparo emocional para lidar com as dificuldades do dia a dia.
Ficou interessado? Entre em contato com a Medita Working e venha conhecer um pouco mais do trabalho que realizamos com atletas de todas as modalidades esportivas.