A meditação é uma prática milenar, mas ainda é pouco difundida no ambiente escolar. Ela reduz o estresse, aumenta a empatia e promove a cultura da calma, tranquilidade e paz e deve ser melhor aproveitada nesses ambientes. A prática de meditação é uma aliada dos alunos no processo de aprendizagem. Seja antes da educação física ou qualquer outra disciplina, achar um tempo para a meditação nas escolas é essencial. A prática aumenta a conexão do corpo com a mente fazendo os alunos se reconectarem consigo, possibilitando autoconhecimento, empatia e amor próprio.
É necessário deixar claro para os pais que a prática não tem nada a ver com religião e que a meditação pode ser praticada por qualquer pessoa, com a supervisão de um profissional capacitado para realizar a meditação.
Para as crianças, a meditação torna-se ainda mais interessante por se tratar de pessoas que ainda estão construindo seus ideais, perspectivas e entendendo seu processo emocional. A prática se torna uma aliada das crianças para lidar com seus problemas internos e ajuda a compreender melhor suas emoções.
A ideia de trazer a meditação como uma disciplina na grade curricular já vem sendo aplicada em países como a Inglaterra, onde o Mindfulness, conhecida como meditação de atenção plena já está presente em diversas escolas. Sendo assim, ajuda na manutenção do tempo presente, no processo de estar inteiro e consciente no momento vivido, concentrando-se apenas no aqui e agora.
Além disso, a meditação nas escolas é uma grande aliada no processo de aprendizagem, ajudando o aluno a focar no conteúdo apresentado com concentração, motivação e calma. Além de deixar a turma mais aberta para novos conteúdos, ela deve ser encarada também como ganho de tempo, pois através da prática, os alunos tornam-se mais dispostos para aprender em outras disciplinas com mais foco e dedicação. Com meditação, a capacidade de absorção é mais rápida e duradoura.
Benefícios de meditação para as crianças
Melhora a criatividade
Melhora a concentração
Reduz o nível de estresse
Redução da hiperatividade
Melhora no desempenho escolar
Diminui o nervosismo e ansiedade
Como a prática auxilia os professores
É fácil entender o poder de influencia dos professores na vida dos alunos. As crianças passam maior parte do tempo nas escolas e grande parte dos seus valores são aprendido com os professores no ambiente escolar. Dessa forma, as crianças costumam assimilar não só o conteúdo, mas o jeito, a personalidade e a forma de se comportar do seu educador. Sendo assim, se o professor age com calma e tranquilidade ou estresse e tensão, as crianças tem o poder de observar e podem ser influenciadas por esse comportamento e acabarem imitando isso. Por isso, a importância de além de cuidarmos da mente das crianças, cuidar também da mente dos seus educadores.
Os desafios da escola não estão restritos apenas as crianças. Os professores também se sentem estressados, cansados e desgastados físico e emocionalmente. Dessa forma, o organismo começa a reagir com sintomas como dor de cabeça, insônia, dor no estômago, taquicardia e outras sensações relacionados ao estresse. A prática de meditação nas escolas é capaz de ajudar o professor tanto no próprio processo de acalmar a mente, quanto na manutenção de tranquilidade da turma, que está diretamente relacionada com os níveis de estresse do professor
.
Com a pratica de meditação, os professores ganham habilidades de autoconhecimento e alívio do estresse e transmitem aos alunos a sensação de paz, calma, atenção compassiva e são capazes de criar um ambiente de aceitação, cuidado, encorajamento e autoestima. A mindfulness pode ajudar na redução do estresse, na melhora do equilíbrio emocional e nas relações interpessoais entre os próprios alunos e alunos e professores, contribuindo para o aumento da sensação de bem-estar. Dessa forma, a atividade profissional dos educadores, que é inegavelmente uma das mais estressantes, torna-se mais tranquila, evitando o esgotamento mental desses profissionais.
Os benefícios da meditação nas escolas são muitos, não apenas para crianças e professores, mas para todo o ambiente escolar em si. Crianças mais calmas e conscientes tornam todo o ambiente a sua volta mais favorável e confortável e, consequentemente, mais acolhedor. Sendo a escola mais um ponto de segurança e compreensão, tanto para os alunos no ambiente escolar, tanto para os professores no ambiente profissional. Dessa forma, a rotina da prática torna-se essencial e valiosa.
Ficou interessado? Venha fazer parte do nosso time!